Sabemos que conhecer sobre as tecnologias que envolvem o funcionamento de um sistema solar é fundamental para entender o seu processo técnico, além de fazer total diferença na hora de escolher qual a melhor opção.
Sendo assim, você provavelmente já ouviu falar de sistemas on grid e off grid certo? Mas será que você sabe dizer qual a diferença entre eles?
Se ainda não sabe, fica tranquilo nós te explicamos!
Bom, basicamente existem dois tipos de sistemas fotovoltaicos no mercado. Aqueles que são conectados à rede conhecidos como Sistemas On Grid e os que não são conectados nela os Sistemas Off Grid.
Ou seja, você terá que decidir se irá optar por um sistema que esteja ligado à rede da concessionária de energia ou então se prefere gastar um pouco mais para ter um sistema totalmente independente.
E é justamente por essas diferenças que é muito importante conhecer como cada projeto funciona para depois decidir de forma assertiva qual se encaixa melhor no seu bolso e principalmente às suas necessidades.
Então agora vamos falar um pouco mais sobre cada um deles.
Como já dito acima, o diferencial desse tipo de sistema fotovoltaico que também é conhecido por grid-tie é que ele é ligado à rede elétrica convencional, e funciona resumidamente com um conjunto de equipamentos, capazes de transformar a energia do sol em energia elétrica e direcioná-la à rede elétrica de energia. Os painéis solares tem o papel de converter a energia solar em energia elétrica através das células fotovoltaicas e por meio dos inversores essa energia é dirigida automaticamente para o quadro de rede da residência, podendo assim ser usada por toda a casa.
Sendo assim, nesse tipo de solução os sistemas fotovoltaicos trabalham em conjunto com a rede elétrica, já que caso o sistema não conseguir fornecer a energia necessária para o consumo, a rede pública complementará com a energia restante, ou seja, o valor da conta de luz será reduzido consideravelmente. Ou seja, esse sistema funciona de forma híbrida onde a rede convencional e o projeto solar cooperam um com o outro.
Isto é, a partir do momento em que o sistema on grid começa a funcionar de fato o cliente já pode desfrutar dos benefícios. Justamente por isso, quando você dimensiona esse sistema de forma equilibrada, é possível chegar a uma conta em que apenas o custo de disponibilidade tem que ser pago
Já os sistemas off-grid permitem que você fique totalmente independente das concessionárias já que não possuem conexão com elas, ou seja, se houver uma queda de energia da concessionária na mesma região o sistema off grid funciona normalmente sem nenhuma interferência.
Porém para o funcionamento desse tipo de projeto solar é necessário o uso de baterias, que irão armazenar a energia em excesso que será gerada pelas placas fotovoltaicas, sendo assim essa energia fica armazenada e pronta para ser usada onde for preciso.
Além disso os sistemas off grid são uma excelente opção para lugares isolados e que não possuem uma rede elétrica convencional e justamente por isso acabam sendo mais utilizados em áreas específicas como as áreas rurais por exemplo.
Entretanto, apesar de possuírem um custo mais elevado que os sistemas on grid, os sistemas off grid tem a vantagem de se auto sustentar através da utilização de baterias, produzindo sua própria energia de forma independente e tornando seus adeptos livres energeticamente.
Bom, na verdade isso depende muito do que você necessita. Os sistemas on grid tem como vantagem a não utilização de baterias e controladores de carga, o que os deixa cerca de 30% mais baratos, pois garante que toda a energia seja utilizada localmente ou em outro ponto da rede.
No entanto, os sistemas off grids usam baterias que podem armazenar o excedente energético, porém o uso dessas baterias tem um custo inicial mais elevado. Além disso, não são recomendados para áreas urbanas, se o intuito final é receber desconto na conta de luz, o sistema conectado à rede é mais indicado.
Os sistemas on grid são mais recomendados para quem quer alimentar energeticamente toda a residência ou empresa. Porém, se não há ligação com nenhuma distribuidora ou possui problemas de abastecimento e deseja ser independente das concessionárias de energia, o off grid é bem mais adequado.
Contudo, é importante destacar a importância de se manter sempre informado seja sobre as tecnologias ou dados recentes acerca da energia solar, para que uma escolha assertiva possa ser feita.
Por isso, fique ligado em nossos posts, afinal aqui você vai encontrar sempre as informações necessárias e simplificadas sobre tudo do universo de energia solar!
Lembrando que se tiver qualquer dúvida entre em contato com um dos profissionais da nossa equipe, ficaremos gratos em poder te ajudar!