“Zere o valor da sua conta de energia”, “Chega de pagar conta de energia elétrica”, etc. Quantas vezes você já ouviu esse tipo de propaganda?
Depois da ascensão da energia solar, tornou-se muito comum esse tipo marketing circular nas mídias. Entretanto, é preciso cuidado, pois as afirmativas não são 100% verdadeiras. Sabia disso?
Muita gente desconhece as normas e acreditam que ao instalar a energia solar, logo de cara, sua conta de energia será zerada. E como é o nosso papel te instruir da melhor maneira, separamos este artigo para explicar melhor os reais motivos de você ainda precisar pagar uma taxa na sua conta de em energia convencional, mesmo tendo um sistema fotovoltaico em sua casa. Confira!
A taxa mínima nada mais é que um custo de disponibilidade, ou seja, um valor cobrado pelas concessionárias de energia para disponibilizar eletricidade. Portanto, você precisa pagar pelo simples fato dela estar disponível quando você solicitar!.
De acordo com a Resolução nº 414 de 2010, a taxa mínima apresenta valores diferentes para os três padrões de conexão:.
Muitas pessoas acreditam que ao instalar a energia solar em seu imóvel, ficarão totalmente isentas das taxas, e na realidade, não é bem isso que acontece. A única maneira de realmente zerar é investindo em um sistema off-grid.
Através dele, é possível que sua energia solar não seja liga a rede elétrica, já que ela fica armazenada em baterias específicas para o sistema. Porém, além de ter um custo mais elevado, o uso desse tipo de sistema é recomendado somente em locais que não possuem rede de concessionárias..
Com isso, a melhor forma de utilizar a energia solar é por meio da geração distribuída. Você produz a própria eletricidade, mas o seu imóvel continuará interligado à rede, ou seja, você continua pagando o custo mínimo de energia.
É como se a concessionária de energia fosse sua “bateria”, já que os excedentes produzidos e não consumidos podem ser utilizados em créditos na próxima fatura, válidos por 60 meses.
Nos períodos de baixa produção, como no inverno, por exemplo, você pode utilizá-los e continuar economizando.
Embora ainda exista essa taxação, ela não pode ser vista como um empecilho para investir no seu sistema, já que, o valor é muito baixo e, mesmo que o pagamento seja obrigatório, você ainda pode economizar 98% da sua conta de energia.
Um outro ponto que vale ressaltar é a economia que você pode fazer ao longo do tempo, uma vez que um sistema de energia solar pode durar mais de 30 anos.
E aí, o que falta para você investir no seu sistema? Ainda têm dúvidas sobre a solução, entre em contato, ficaremos felizes em te ajudar!
Conta de energia elétrica: você sabe porquê ainda precisa pagar o valor mínimo, mesmo com um sistema de energia solar em seu imóvel? Acesse o blog e descubra.