Sustentabilidade é um assunto que vem se tornando, cada vez mais, parte do dia a dia das pessoas. Elas, não só vêm buscando entender mais sobre o assunto, como também vêm buscando alternativas para agir de maneira mais sustentável.
Com essa mudança de comportamento do consumidor que vem buscando alternativas mais sustentáveis, surge aquele público que, na hora da compra, dá preferência para negócios que vendem produtos sustentáveis ou que, de alguma maneira, adotam medidas para reduzir o impacto que causam ao meio ambiente. Já parou para pensar nisso?
Embora para alguns possa parecer uma aquisição inacessível, é preciso se atentar aos incentivos oferecidos e disponíveis para este mercado. Você sabe do que estamos falando? Linhas de Crédito. Uma solução muito mais acessível para incentivar mais investimentos no mercado solar.
Sabemos que este não é um assunto muito comentado, por isso, neste blog, deixaremos um pouco de lado os benefícios principais e bastante conhecidos da energia solar e focaremos numa vantagem específica: como o sistema de energia solar pode fazer a sua empresa a faturar mais! Acompanhe a leitura.
Segundo uma pesquisa realizada pela Union + Webster, 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. Um outro dado, do mesmo levantamento, aponta que 70% dos entrevistados também afirmam que não se importam em pagar um pouco mais por isso.
Dessa forma, empresas que se preocupam com a sustentabilidade, seja durante o processo produtivo ou no tratamento dos resíduos industriais, saem na frente na preferência dos consumidores.
Sabemos que para muitas empresas, tornar o produto ou o serviço completamente sustentável, ainda não é algo viável. Porém, uma forma de já arrumar uma solução que mostre que a empresa se preocupa e apoia a causa, é com a energia solar: algo totalmente sustentável, que não produz e nem emite nenhum gás poluente e ainda ajuda a valorizar a marca quando o assunto é sustentabilidade.
E com a marca mostrando autoridade, apoiando causas ecológicas e adotando medidas sustentáveis, cada vez mais clientes vão chegar até ela, com isso, com certeza, as vendas irão decolar.
Para responder a essa pergunta, devemos pensar primeiro quais processos ocorrem dentro da sua empresa que podem, de alguma forma, degradar o meio ambiente. Por exemplo, se ela produz uma quantidade excessiva de lixo ou se ela gasta uma quantidade enorme de água ou de energia elétrica.
Um dos maiores vilões da maioria das empresas é o alto consumo de energia elétrica, uma vez que uma grande quantidade de máquinas e equipamentos precisam estar ligados à energia e funcionando ao mesmo tempo.
Esse alto consumo leva as contas de energia às alturas, causando grandes rombos nos caixas das empresas, além de causar um enorme dano ao meio ambiente, pois quanto mais energia elétrica é necessária, mais é preciso produzi-la. Com isso, a necessidade de mais água também surge. O problema disso? A escassez de água, um fator que ainda não há soluções aplicáveis e ágeis para adotar.
Sendo assim, uma maneira muito simples e eficaz de resolver esse problema é utilizar alternativas para substituir a energia elétrica convencional, gerada através de água pelas hidroelétricas, por energia fotovoltaica, por exemplo. A energia solar, além de ser uma energia mais limpa e mais barata, contribui e muito para tornar a sua empresa mais sustentável.
Além da diminuição das contas de energia elétrica e da contribuição com o meio ambiente, você com certeza atrairá mais clientes para a sua empresa, tornando-a mais competitiva no mercado, pois como falamos anteriormente, as pessoas estão cada vez mais preferindo empresas que adotam medidas sustentáveis.
O Banco do Brasil, que ocupa o 9º lugar no Top 100 empresas mais sustentáveis do mundo, foi a primeira instituição financeira do país a apostar na energia solar como forma de se tornar mais sustentável.
A instituição construiu uma usina solar na cidade de Porteirinha, no norte de Minas Gerais, com capacidade de geração de 14 GWh para realizar o abastecimento de 100 agências do banco, somente no estado mineiro.
De acordo com um artigo do site Agência Brasil, a usina foi constituída por 9 mil placas solares, ocupando uma área de 20 hectares, com consumo médio mensal de 2.400 kWh. Além disso, ela possibilitará a redução de 58% da conta de luz das agências bancárias em Minas Gerais, viabilizando uma economia de R$ 80 milhões em 12 anos e irá reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO2) em mil toneladas por ano.
Ainda segundo o artigo, até o fim de 2021, o BB pretende inaugurar mais seis usinas solares próprias, uma nova instalação em Minas Gerais. Os demais empreendimentos ficarão em Goiás, no Pará, na Bahia, no Ceará e no Distrito Federal. Quando concluídas, as sete unidades fornecerão 42 GWh de energia por ano, semelhante ao consumo de 17,5 mil residências, deixando de emitir cerca de 3 mil toneladas anuais de dióxido de carbono. Isso representa o plantio de aproximadamente 19 mil árvores.
O que você tem feito para tornar a sua empresa mais sustentável? Depois deste artigo, você já deve saber que a solução pode estar nas suas mãos! Já parou para pensar nisso?
Não abra brechas para concorrência, faça a sua empresa se destacar no mercado e ainda leve benefícios a mais para o seu negócio. Invista já em energia solar! Dúvidas? Fale conosco, nós podemos te ajudar da melhor maneira.