Investir em energia fotovoltaica já é considerado algo excelente para muitas pessoas. Entretanto, sempre há aqueles que ficam com o pé atrás com a solução, adiando o investimento e, consequentemente, se prejudicando por essa demora.
Se você também está em cima do muro e ainda faltam algumas razões para começar a investir, então esse artigo é para você. Continue a leitura e confira motivos convincentes e que com certeza irão fazer você se decidir e, finalmente, adquirir o seu próprio sistema de energia solar.
Como todos sabem, um sistema fotovoltaico usa o sol como a sua principal e única fonte para geração de energia. A grande vantagem é que a luz solar é uma fonte infinita e inesgotável. Além disso, no Brasil, a incidência dessa radiação é muito intensa, o que faz o sistema manter uma excelente produção mesmo em dias mais nublados.
O que, às vezes, não acontece com a energia eólica, por exemplo, uma vez que a incidência dos ventos não é a mesma em todas as regiões do país e, mesmo nos estados que apresentam uma velocidade significativa, ela pode alterar constantemente.
As bandeiras tarifárias é um sistema criado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) para informar o consumidor sobre o custo da energia elétrica gerada. Assim, dependendo das condições para gerar essa eletricidade, essas tarifas sobem de forma expressiva e passam a ser um grande estresse de muitos brasileiros, já que refletem diretamente na conta de luz e no bolso do consumidor.
Este fator acontece quando o nível de água nos reservatórios de hidrelétricas abaixa e, para voltar à normalidade, fica, geralmente, à espera dos períodos de chuva. Assim, analisando este problema frequente, com a energia solar, o único valor cobrado é a taxa mínima da concessionária de energia, estabelecida a todos (usuários da energia fotovoltaica ou não), em qualquer região do Brasil.
A fonte para a produção de energia convencional, promovida pelas hidrelétricas, é a água. Isso significa que, diariamente, é preciso de milhões de litros de ÁGUA POTÁVEL para atender a demanda.
Entretanto, é notório que dependemos (e muito) da chuva, e que a água potável tem se tornado cada vez mais escassa, o que transforma a energia produzida em hidrelétricas finita e que pode se esgotar. Sendo assim, a energia solar vem como uma solução imprescindível para que seja preservado um dos maiores bens de toda a população: A ÁGUA!
O nosso meio ambiente vem dando sinais das consequências de toda destruição há um bom tempo. Sendo assim, é nosso papel buscar maneiras de amenizar e reverter a situação.
E umas das melhores e mais viáveis alternativas é com a energia solar, já que é considerada uma solução totalmente limpa e sustentável, pois não causa impactos ao ecossistema e não produz nenhum tipo de gás poluente. Ao contrário das hidrelétricas, que desmatam e prejudicam toda fauna e flora que está (ou estava) instalada ao seu redor.
A energia solar se adequa a todo tipo de investidor. Se o seu consumo de energia elétrica é elevado, a solução é ideal para você instalar na sua residência, na sua empresa/indústria ou até mesmo no seu agronegócio.
Além disso, se você precisa dela em dois lugares diferentes, há também a opção da energia distribuída, onde você monta todo o sistema em um endereço, mas também pode enviar a energia para ou local – desde que os dois endereços estejam com o mesmo CPF ou CNPJ. [Confira uma explicação sobre esse tópico, clicando aqui].
Atualmente, podemos dizer que muitas pessoas já vivenciam as vantagens da energia solar. Independentemente do motivo, a solução se encaixa em diferentes locais e atende os variados tipos de investidores.
Você ainda tem dúvidas sobre os sistemas de energia fotovoltaica? Fale conosco e conte com quem é especialista no assunto para te ajudar!